cinema / arquitectura - Os meus cinco minutos de jazz
O dia da minha apresentação está a chegar... mas até lanço aqui duas questões que são abordadas em textos que li...
1- Poderemos considerar o cinema um metodo de "voyeurismo do quotidiano"?
2-Em que filme(s) podemos afirmar que a arquitectura é o elemento principal ou muito importante?
Vamos lá..quero ver todos os meus colegas e caros docentes a puxar pela cabeça e memória e a deixar o seu testemunho...
Como pontapé de saida deixo o meu "comment"....
Em relaçao ao ponto 2 tenho como exemplo o filme "Metrópolis"(Frintz Lang, 1927). A cidade assume, neste filme, o principal papel e espelha de certa forma a mecanizaçao do quotidiano e da industrializaçao das cidades.... A "cidade" neste filme, não só assume o papel principal como tambem é o espelho da época em que se insere.
VAMOS LÁ...TODOS OS FASCINADOS PELA 7ª ARTE ( como eu) A CLICAR NO "COMMENT"....
1- Poderemos considerar o cinema um metodo de "voyeurismo do quotidiano"?
2-Em que filme(s) podemos afirmar que a arquitectura é o elemento principal ou muito importante?
Vamos lá..quero ver todos os meus colegas e caros docentes a puxar pela cabeça e memória e a deixar o seu testemunho...
Como pontapé de saida deixo o meu "comment"....
Em relaçao ao ponto 2 tenho como exemplo o filme "Metrópolis"(Frintz Lang, 1927). A cidade assume, neste filme, o principal papel e espelha de certa forma a mecanizaçao do quotidiano e da industrializaçao das cidades.... A "cidade" neste filme, não só assume o papel principal como tambem é o espelho da época em que se insere.
VAMOS LÁ...TODOS OS FASCINADOS PELA 7ª ARTE ( como eu) A CLICAR NO "COMMENT"....
22/11/06 18:25
"Playtime" e "Mon oncle" de Jaques Tati são dois bons exemlos.
22/11/06 19:22
Eu só comento se fores no sábado a Tomar... nha nha nha nha nhaaaa!!!!
22/11/06 20:02
oHHHH ze maria.. subornos n vale... n custa nada...QUEM ESTA A CLICAR JA TA A AJUDAR LOL LOL
22/11/06 23:13
Resposta ao Ponto 2:
Repito as propostas feitas em directo:
"O Gabinete do Dr. Caligari" (1919) de Robert Wiene e "Blade Runner" (1982) de Ridley Scott.
Podem procurar - se apetecer - pedaços de ambos no YouTube.
(Os filmes de J. Tati também são, realmente, uma bela proposta mas eu prefiro o fantástico e a ficção científica!)
22/11/06 23:22
Ponto 1: "método de voyeurismo do quotidiano"? Método não me parece... o cinema como voyeurismo do quotidiano, sem dúvida. Como a pintura, a fotografia, a literatura, a videoarte, a escultura,... não?
22/11/06 23:25
p.s.: miguel, dá uma vista de olhos na minha "casa"...
23/11/06 16:14
muito bem ja temos quatro filmes que tem um traço em comum- a arquitectura como personagens pincipal;
- "Playtime" e " Mon Oncle" num registo mas cómico de J. Tati;
-" O Gabinete do Dr. Caligari" e "Blade Runner" num registo mais ficticio e apelativo à vista LOL...;
Nao custa nada deixar um exemplo...VAMOS LA..CLIQUEM NO COMMENT
23/11/06 18:34
Miguel, no meu ponto de vista, filmes como Spiderman e Batman têm uma forte presença das cidades/arquitectura, sem elas seria impossivel meter um homem-aranha 'qualquer' na tela. Penso que 'Minority Report' de Steven Spielberg lança pistas sobre um futuro próximo de uma forma bastante realista. A quantidade de mudanças arquitectónicas é impressionante.
Gosto do teu tema...muito :-)
23/11/06 19:12
Talvez seja interessante encarar a relação arquitectura/cinema mais na relação entre "artes" que lidam com o espaço e tempo, o observador e a perspectiva... Ai abre-se um mundo novo, pois não temos que ver a arquitectura no espaço cinematográfico apenas como um cenário de suporte para uma narrativa!
23/11/06 19:24
E a sua escolha, caríssimo colega, é?! :-) conta! conta! conta!
23/11/06 19:27
Sobre arquitectura como narrativa - ou personagem da narrativa - cinematográfica... podem ser consideradas, pelo menos, as 4 primeiras propostas, não? As propostas da Cláudia apanham um momento meu menos cinéfilo... sorry!
23/11/06 20:53
pois professor Spencer a relação da arquitectura com o cinema é muito mais que um "cenario de fundo" onde decorre uma simples açcao.... A arquitectrura e o cinema cruzam-se principalmente na tentativa de ambos manipularem nao so o espaço, como tambem o tempo. Mas para nao desviar do tema ( obrigado Claudia pelo teu comentario) lanço mais "lenha para a fogueira"....
"THE TRUMAN SHOW",Peter Weir, 1998....conhecem??? A aççao passa-se na cidade de Seaside (cidade newurbanista da Florida). Neste filme o "imaginario" cinematografico confunde-se com o espaço urbano concreto.
PROF. SPENCER ENTAO O OS SEUS EXEMPLOS DE FILMES... TOU CURIOSO..VAMOS LA
23/11/06 21:40
Senhor Miguel, ;) eu vou aqui lançar mais um exemplo para o teu ponto 2 “O Pianista” de Roman Polanski, 2002 filme bem recente onde existe uma barreira arquitectónica, onde é construído um muro para isolar os judeus, e todo o filme gira em torno deste muro, ora fora dele ora dentro…
23/11/06 21:40
sinceramente meu caro amigo miguel eu penso que a arquitectura se encontra intimamente ligada com o mundo cinematografico, nao vamos mais longe, os cenarios criados para um certo filme estao relacionados com arquitectura, eu li um artigo numa revista de arquitectura sobre um cenario este sobre uma peça de teatro a decorrer no porto e este artigo mostra realmente a co-relaçao existente entre o mundo quer do cinema quer do teatro com a arquitectura.A peça foi criada para o ciclo Convidados Mortos e Vivos está em cena no Teatro Nacional de S.Joao no Porto o arquitecto que a criou chama-se joao mendes ribeiro.Se quiseres levo-te a revista amanha Miguel
23/11/06 22:26
CLARO QUE QUERO ...a revista (ainda por cima mortos vivos LOL).
Bem novo ponto da situaçao:
1-"MON ONCLE"/"PLAY TIME"- comedias de J. Tati;
2-"O GABINETE DO DR. CALIGARI"/"BLADE RUNNER"- fiçao e fantasia;
3-"MINORITY REPORT"- espelho de um possivel futuro;
4-"SPIDER_MAN"/"BATMAN"- cidades que definem os superheroes;
5-"O PIANISTA"- a força de uma barreira arquitectonica;
6- "THE TRUMAN SHOW"- voyeurismo do quotidiano;
7- "METROPOLIS"- espelho de uma epoca;
MUITO BEM, JA SE ESTA A COMPOR.... MAS SO VI UM POFESSOR A DAR OPINIAO.....POIS È...
23/11/06 22:49
Ola miguel! tas bom Miguel? loool Quando me falaste do teu tema para os "5 minutos d jazz" o filme k t disse de imediato foi o "Resident Evil", em k tens o contrast entre a cidade subterrânea e os enormes edificios que rasgam os ceus, fazendo com k o humano seja um ponto no meio da imensa cidade. Um outro filme k me lembrei agora, é "o dia depois de amanha" em k Nova Iorque é coberta por uma tempestade de neve e um grupo de pessoas para s conseguir salvar abrigam-se uma grande biblioteca. São as minhas sugestôes, espero k possam ajudar!
23/11/06 23:35
hummmmm " RESIDENT EVIL", finalmente um de terror.... mas ja pensaram q filmes como "COISA RUIM"( Filme potugues de terror) destroi o conceito urbano e do arquitecto em tornar a casa um lugar funcional, acolhedor enfim "lar doce lar". Nestes filmes o realizador apodera-se do conceito "CASA" e remete-o para um lugar de horror oposto ao do tradicional lugar de bem-estar... POIS È QUEM DIRIA QUE O CINEMA PORTUGUES TB VINHA À BAILA...LOL
23/11/06 23:40
New York Stories e mais comercial, Gangs of New York de Martin Scorsese, a cidade de nova york é muito usada nos filmes dele... gosto dos filmes dele por causa disso... é que o Leo Di Caprio dá-me azia... para mim é muito fraquinho...
23/11/06 23:50
LOL...onde isto ja vai...mas concordo contigo ze..tanto no Di Caprio LoL..como na cidade de NeW YoRQ...
OU nao fosse o cinema algo intrisecamente ligado à cidade, e tendo tb um papel de entreterimento essencialmente urbano....NEW YORQ atravessa todos os generos de arte...desde a celebre musica, passando pela literatura e claro esta pelo cinema.
24/11/06 01:27
«Metropolis» - estratificação vertical (a cidade luminosa sobre subterrêneos); a mesma metáfora é reutilizada ou reinventada em filmes como «Delicatessen» (Jeunet & Caro, 1991), «Underground» (Kusturica, 1995), «Johnny Mnemonic» (1995), «Blade Runner» (1982), ...
Em «A Corda» (Hitchcock, 1948) e em «Cães Danados» (Tarantino, 1992) toda a acção se passa numa única sala... podia ser teatro.
Há filmes em que o espaço arquitectónico é crucial na narrativa: «Janela Indiscreta» (Hitchcock, 1954). Noutros, o espaço ubanístico: «Cidade de Deus» (Fernando Meirelles, 2002). Há cidades magnificamente filmadas: «Manhatan» (Woody Allen, 1979)...
Há filmes em que o protagonista é um edifício: «A Estratégia do Caracol» (Sergio Cabrera, 1993). Em que o protagonista é um arquitecto: «A Barriga de um Arquitecto» (Greenaway, 1987).
Há os arquitectos cineastas... de repente lembro-me de dois, fundamentais: Eisenstein e o nosso Cotinelli Telmo (só fez um filme, «A Canção de Lisboa» (1933)).
Há filmes que utilizam cenários reais e filmes presos à arquitectura efémera da cenografia. E tens arquitectos a projectarem cenários...
Enfim, Miguel, isto dá para 5000 minutos de jazz. Tens que estreitar o campo de estudo...
24/11/06 08:30
...tá bem, tá bem, digo um! "A cidade branca" de Alain Tanner e sempre elogio a minha cidade.
24/11/06 15:50
Muito bem ....ja temos 24 FILMES...mas curiosamente o "METROPOLIS" foi o unico citado mais que uma vez...
1- MT obrigado aos caros docentes pelos comentarios...
2- Prof. Helena Pinto os meus cinco mts de jazz ja estao á muito tempo "CRONOMETADOS"..LOL... estas questoes lançadas sao apenas um genero de sondagem ..quase um tipo de VOTE NO FILME MAIS ARQUITECTONICO DE SEMPRE...assim consigo por toda a gente a falar de uma area q me interessa MUIIIIITTTTTOOOO ;-)
24/11/06 22:25
"...1-MT obrigado aos caros docentes pelos comentários..."???????????????
-tás marcado!!!