Paraíso
Palm Island é uma ilha artificial no formato de uma palmeira, um audacioso projecto construído pela Al Nakheel Properties , é um grande ponto atractivo da cidade que tem como objectivo aumentar o turismo em Dubai,uma obra magnífica.
Para quem não sabe, Dubai é a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos, com uma arquitectura super interessante. Confesso que não imaginava Dubai desta forma.
Para quem não sabe, Dubai é a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos, com uma arquitectura super interessante. Confesso que não imaginava Dubai desta forma.
13/1/07 21:01
Achas mesmo que este tipo de intervenção é interessante? Tirando a componente técnica, não me parece que traga nada de bom ao mundo. Para além de ser um "guetho" de milionários, numa altura em que se fala de sustentabilidade criar algo que se insere de forma tão agressiva no meio não se pode dizer que é a melhor das ideias. Extravagante sim, mas também pernicioso.
13/1/07 22:16
A 1ª vez que vi este projecto, estava ainda no "papel". Nestas coisas continuo bastante ingénuo. Ainda tive esperança que não se realiza-se.
14/1/07 12:20
Não conhecia e aproveitei para ir cuscar. Concordo com os comentários anteriores. Estes tipos de respostas são, em muitos pontos, a antítese do que considero ser o papel da arquitectura: 1) Autistas relativamente ao território (aqui reinventa um território, quais os preços ecológicos desta apropriação?); 2) Dólar-centrico (é como se diz lá em cima: um super chic-ghetto); e 3) Arquitectura pseudo-localista-globalista (parece um interminável Centro Comercial Colombo)...
14/1/07 12:28
Opps! Esqueci-me de colocar no meu comentário anterior esta ligação!
http://www.dubaipropertyauction.com/palmsales/video/palmmain/video.htm
14/1/07 14:30
Nazgul, referi-me á arquitectura de Dubai como interessante e não a este projecto em particular.Penso sim que,tal como disse, seja um atractivo paradisiaco que 'puxa' o turismo, que como sabemos torna-se importante para a economia de um país. Se for um projecto bem feito e bem pensando, porque não?!
14/1/07 15:16
E é um "projecto bem feito e bem pensado"? Essa é a pergunta interessante, não?
14/1/07 15:54
Repara, Las Vegas é uma cidade de certa forma, semelhante ao Dubai. É também um local que surgiu do nada, sem referências locais visiveis. No entanto o que não faltam lá são projectos bem feitos e bem pensados. Há pirâmides, uma pequena veneza, uma pequena torre Eiffel entre muitos outros. No entanto não podemos dizer que é boa arquitectura, mas no entanto atrai milhares de pessoas. O Dubai é de certa forma semelhante. Atrai pessoas não pela sua identidade mas por uma máscara que esconde a verdadeira identidade do local. "Pior" do que isso, é que surge como a criação de um local à imagem do mundo globalizado, o que leva a que alguem que visite o Dubai, vê o mesmo que quem visita Londres ou Nova York, com a diferença que estas últimas possuem já um pequeno curriculo urbano que explica algumas das intervenções existentes. A cidade, se assim lhe podermos chamar, torna-se num vazio ideológico.
19/1/07 16:02
Não sei se este Post continua a dar..
De qualquer modo coloquei um texto do arq. Ignasi Sola-Morales "From Cultural Heritage to Theme Park". Acho muito interessante e fala sobre estes temas! Já dá para leitura de cabeceira quando hibernarem...
19/1/07 16:04
Ah, bom, esqueci dizer que coloquei o texto em http://www.mendiaspencer.net/moderna