<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d36419265\x26blogName\x3dArq+Moderna+2005\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://arqmoderna2005.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://arqmoderna2005.blogspot.com/\x26vt\x3d7485431128565000390', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
Arq Moderna 2005
Blog da Turma 2005 de Arquitectura da Universidade Moderna de Setúbal

ISTPRESS - 2ª Edição de Vitrúvio

ISTPRESS: 2ª edição de Vitrúvio – tratado de arquitectura assinala 10 anos da editora.


Esgotada a 1ª edição de 2.000 exemplares, a ISTPress acaba de colocar no mercado mais 2.000 livros de Vitrúvio – Tratado de Arquitectura, obra milenar escrita pelo arquitecto e engenheiro romano Marco Vitrúvio, no século I antes de Cristo, que pela primeira vez surge em português.
Esta reedição assinala também os dez anos da editora do Instituto Superior Técnico (IST), aproveitando a ISTPress para recolocar no mercado o esgotado livro com mais de 2.000 anos e que é um marco histórico para a arquitectura e engenharia mundiais, numa tradução de M. Justino Maciel, da Universidade Nova de Lisboa.
Os leitores, público em geral, e os mais de 11 mil arquitectos portugueses em particular, têm uma nova oportunidade para ter nas mãos uma obra verdadeiramente rara, pois é a primeira tradução feita directamente do texto original latino para português da primeira palavra da arquitectura escrita na história da Humanidade.
O tradutor, e também autor da introdução e das notas do texto, é M. Justino Maciel, professor da Universidade Nova de Lisboa, historiador de arte, de arquitectura e de cultura da antiguidade e, provavelmente, a única pessoa em Portugal capaz de fazer a fazer tamanha façanha, visto dominar simultaneamente a língua e a cultura latinas, assim como o vocabulário arquitectónico e artístico.
Foi com o “Da Arquitectura“ de Vitrúvio que se ouviu pela primeira vez falar do arquitecto, enquanto profissional, e da Arquitectura, enquanto área de conhecimento.
A obra foi aconselhada por Nuno Crato, professor do Instituto Superior de Economia e Gestão, como um dos dez melhores livros editados em 2006.
ISTPress completa 10 anosA ISTPress é a editora universitária do Instituto Superior Técnico que há 10 anos publica livros de ciência e de engenharia, promovendo o desenvolvimento destas duas áreas em Portugal, além de solidificar a imagem e reconhecimento do IST.



in Cienciapt.NET, por Joana Vidigal Leal