<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d36419265\x26blogName\x3dArq+Moderna+2005\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://arqmoderna2005.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://arqmoderna2005.blogspot.com/\x26vt\x3d-6378039851012014670', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>
Arq Moderna 2005
Blog da Turma 2005 de Arquitectura da Universidade Moderna de Setúbal

Clube de Cinema de Setúbal - Março terça-feira, fevereiro 27 | By: Nazgul |

No último domingo aconteceu a entrega dos Óscares. Ganhou o Departed e agora, quem ainda não o viu, vai a correr até ao Emule para o sacar e ver.E agora pergunto eu: lembram-se que filme ganhou o ano passado?
Pois... foi o Colisão. Agora mais difícil ainda: e que filme ganhou há 10 anos atrás? E há 20? E há 30?

Pois bem, para os interessados o Clube de Cinema de Setúbal dá-vos a resposta. Porque durante o mês de Março vão ser projectados "Os Grandes Vencedores do Óscar". É sempre à sexta e ao sábado, pelas 21h30, no IPJ, no Largo José Afonso. E este mês até há sessões ao domingo, inseridas nas comemorações do Março Mulher, onde serão projectados algumas das grandes interpretações femininas, reconhecidas com um Oscar de Melhor Actriz.

Antes de me despedir com umas palavras bonitas e simpáticas, deixem-me destacar ainda a sessão especial de dia 30, com uma homenagem a Pedro Brito e Joana Toste, dois dos mais promissores realizadores nacionais de animação. Apareçam, porque eles também vão aparecer. E se não gostarem dos seus filmes podem sempre dizer-lhes na cara.


Dia 2 - Casablanca (Casablanca), de Michael Curtiz, 1942 (102 m) M/12
Dia 3 - Six Shooter (Six Shooter), de Martin McDonagh, 2001 (27m) M/12 + On The Waterfront (Há Lodo No Cais), de Elia Kazan, 1954 (108 m) M/12
Dia 4 - Suspicion (Suspeita), de Alfred Hitchcock, 1941 (99 m) M/12
Dia 9 - Midnight Cowboy (O Cowboy Da Meia-Noite), de John Schlesinger, 1969 (113 m) M/16
Dia 10 - Tom & Jerry: The Cat Concerto (Tom & Jerry: The Cat Concerto), de William Hanna e Joseph Barbera, 1946 (8 m) M/6 + Amadeus (Amadeus), de Milos Forman, 1984 (160 m) M/12
Dia 11 - Annie Hall (Annie Hall), de Woody Allen, 1977 (93 m) M/12
Dia 16 - The Silence Of The Lambs (O Silêncio Dos Inocentes), de Jonathan Demme, 1991 (118 m) M/16
Dia 18 - Misery (Misery - Capítulo Final), de Rob Reiner, 1990 (107 m) M/16
Dia 25 - The Hours (As Horas), de Stephen Daldry, 2002 (114 m) M/12
Dia 30 - Retrospectiva a Pedro Brito (O Paciente, 2003 + Sem Respirar, 2004 + Sem Dúvida, Amanhã) e Joana Toste (A Dama Da Lapa, 2004 + Menu, 2005 + Serão, 2006) - com a presença dos dois realizadores M/6

Photobucket - Video and Image Hosting

ISTPRESS - 2ª Edição de Vitrúvio | By: ZReis |

ISTPRESS: 2ª edição de Vitrúvio – tratado de arquitectura assinala 10 anos da editora.


Esgotada a 1ª edição de 2.000 exemplares, a ISTPress acaba de colocar no mercado mais 2.000 livros de Vitrúvio – Tratado de Arquitectura, obra milenar escrita pelo arquitecto e engenheiro romano Marco Vitrúvio, no século I antes de Cristo, que pela primeira vez surge em português.
Esta reedição assinala também os dez anos da editora do Instituto Superior Técnico (IST), aproveitando a ISTPress para recolocar no mercado o esgotado livro com mais de 2.000 anos e que é um marco histórico para a arquitectura e engenharia mundiais, numa tradução de M. Justino Maciel, da Universidade Nova de Lisboa.
Os leitores, público em geral, e os mais de 11 mil arquitectos portugueses em particular, têm uma nova oportunidade para ter nas mãos uma obra verdadeiramente rara, pois é a primeira tradução feita directamente do texto original latino para português da primeira palavra da arquitectura escrita na história da Humanidade.
O tradutor, e também autor da introdução e das notas do texto, é M. Justino Maciel, professor da Universidade Nova de Lisboa, historiador de arte, de arquitectura e de cultura da antiguidade e, provavelmente, a única pessoa em Portugal capaz de fazer a fazer tamanha façanha, visto dominar simultaneamente a língua e a cultura latinas, assim como o vocabulário arquitectónico e artístico.
Foi com o “Da Arquitectura“ de Vitrúvio que se ouviu pela primeira vez falar do arquitecto, enquanto profissional, e da Arquitectura, enquanto área de conhecimento.
A obra foi aconselhada por Nuno Crato, professor do Instituto Superior de Economia e Gestão, como um dos dez melhores livros editados em 2006.
ISTPress completa 10 anosA ISTPress é a editora universitária do Instituto Superior Técnico que há 10 anos publica livros de ciência e de engenharia, promovendo o desenvolvimento destas duas áreas em Portugal, além de solidificar a imagem e reconhecimento do IST.



in Cienciapt.NET, por Joana Vidigal Leal

Horários do 2º Semestre 2006/2007 | By: ZReis |

Horários 2º Semestre

EuroStudent 2005 | By: ZReis |




Língua Afiada 7 segunda-feira, fevereiro 26 | By: ZReis |

Escrever a lingua afiada têm os seus riscos, existe um ambiente ácido no mundo da blogosfera como dizia Pacheco Pereira no seu Blog, e no meu entender, o maior risco é o risco de não passar a mensagem correctamente. Confesso que por vezes me falta alguma sensibilidade na forma como coloco em palco algumas peças.
Na última lingua afiada referi-me especialmente a esta fase atribulada de exames e frequências que atravessamos, mas por erro não referi que não existe culpablidade alguma dos professores na marcação de datas. Clarificando ainda mais, existiu sim, uma grande flexibilidade destes, para deixarem os alunos escolher. E a maioria além de deixar escolher datas, ainda dilatou prazos para entrega de trabalhos.
Era importante, por coerência minha, esclarecer este ponto.

Agora na minha opinião, não sei se deixar a marcação de datas nas mãos dos alunos é melhor, porque raramente há concenso, dificilmente se agradará a todos, gera conflitos entre alunos, e na maioria dos casos acaba por ser mal ponderado dando azo a datas sobrepostas.

Confesso que também não tenho a solução, mas neste caso a autoridade dos Docentes é fundamental, seria mais produtivo para todos uma época bem planificada, onde fosse dada importãncia a cada cadeira e a tempo de estudo necessário entre elas. É quanto a mim, uma decisão a ser tomada com uma visão horizontal sobre todas as cadeiras.

Passando paras as consequências, noto em mim e nos meus colegas, alguma dificuldade em gerir o tempo existente para preparação de provas, e no fim, acaba-se por produzir material apenas para cumprir calendário.

Sugestão, as datas de frequências devem ser marcadas em conjunto com os alunos, e não se devem ignorar outras datas para essa marcação, por exemplo, se a época tiver 30 dias, deve ser marcada uma prova por cada 5 dias, deixando as mais "trabalhosas" para o fim.

Mesmo sendo este ambiente da blogosfera, um ambiente ácido, tenho cada vez mais orgulho no nosso blog, faz falta mais postagens, para que as linguas afiadas se possam mais facilmente diluir. E é com enorme agrado que comfirmo que o blog têm visitantes de bastante qualidade, alguns desses visitantes foram uma surpresa para mim.

Até a próxima...

Língua Afiada 6 sábado, fevereiro 17 | By: ZReis |

Pois é… cá está a Lingua Afiada 6, desculpem-me os que não gostaram da demora, mas é que a última foi um tanto ou quanto complicada, e como não gosto que me digam que monopolizo o blog, resolvi estar quietinho…
Mas vejamos, assim como assim, quase ninguém o usa também, a não ser para dar uma espraitadela para ver se mais alguém postou mais alguma resposta de Geografia, porque não lançar mais uma lingua afiada?
Por falar em perguntas de geografia, gostava de aproveitar o momento para agradecer á Sara, á Gaby que nos presenteou com 3 respostas que a mim me deu um jeitaço, e é claro, á Cláudia que como sempre, esteve ao melhor nivel, já estamos habituados. O que eu não percebi foi a atitude de outros que simplesmente deram um olhinho e pira-te daqui para fora… A esses, e sem cinismo nenhum, espero sinceramente que tenham uma nota melhor que a minha, porque só assim faz sentido este tipo de atitude…
Mas enfim, a coisa correu muito bem, e a cadeira tá feita… e o resto é conversa…
Agora, o principal motivo que me fez perder a resistência em escrever, é esta salganhada que se chama epóca de frequências, ou exames, ao que parece não se sabe muito bem como é que a coisa funciona, se há exames, se não há, se são só em Setembro, ou se é só para as cadeiras que têm precedência… bem, para não terem chatices façam como eu, apliquem-se agora e já não precisam de exames!!! Eu já tenho o espirito da Moderna, só pergunto para mim e só quando precisar… mai nada…
Mas deixemo-nos de conversa da treta, o que mais me incomoda é esta época de exames atabalhoada que atravessamos e passo a explicar cadeira por cadeira:

OPT1B IMAGEM E WEB DESIGN – Esta cadeira é no minimo extranha, senão vejamos, esta é uma das novidades do presente ano lectivo, uma optativa para o 2º e 3º anos, ou seja quem quizesse ia para CAD, ou outros tinham esta cadeira que basicamente nos iria ensinar a modelar imagem gráfica, fazer uns painéis e tal… Confesso que fui a muito poucas aulas, mas o meu maior espanto foi no dia da frequência, afinal a frequência não se podia realizar, e porquê? Porque não havia Photoshop nos Pentium´s 133 da escola… ahahahahahhahahah!!!! Conclusão, adiou-se por uma semana a frequência que seria o mesmo exame, mas desta vez feito em casa… Diga-se de passagem que a solução foi suberba, até porque quem é que não tem em casa uma licença do Photoshop que custa 900€??? Bem no meu caso, pirataria em casa só tinha o Corel, por isso estou curioso para saber a nota. Para acabar, nenhum nome de nenhum aluno do 2º ano Constava na lista, parece que toda a gente sabia que esta cadeira era para os 2 anos, menos a secretaria. De 0 a 10, dou um 2.

ESTÁTICA 1 – Não há muito a dizer, Professor com um humor acima da média, bom explicador, e realizou a frequência na data marcada, foi pena foi dar apenas uma hora para a frequência do 2º ano e dar bastante mais a quem veio fazer frequência na hora a seguir. De 0 a 10 dou um 9.

HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITECTURA 2 – Ok, eu não bato mais no céguinho, já foi quase tudo dito sobre esta cadeira, e colocadas as regras, estas são para se cumprir, apesar destas regras terem sido alteradas a meio do percurso, como por exemplo, uma apresentação á turma, dos trabalhos, que mais uma vez se veio a constatar que era demais para o tempo disponivel. De qualquer modo, recta final bastante positiva. Frequência na data marcada, mas com excepções a algumas entregas de alunos para datas posteriores. A mim também me teria dado jeito entregar noutro dia, será que a minha nota final inclui a entrega dentro do prazo? Espero que sim. De 0 a 10, dou um 4.

DESENHO 3 – Pelo 2º ano consecutivo é a cadeira que me traz mais complicações, visto ser uma cadeira de acompanhamento e avaliação contínua, e por isso não ser possivel avaliar competências em exame final. Bastantes aulas de exterior, e isso dificultou a vida a quem também trabalha, mas como este curso é só para quem não trabalha, aguentem-se os outros. Frequência marcada para o dia 15, dia em que já estáva marcada outra frequência. A marcação foi feita com o acordo dos alunos mas eu lembro-me perfeitamente que o Docente afirmou que seria apenas para entrega de trabalhos e foi por isso que não fui contra á data marcada, mais uma vez as regras foram alteradas e o Docente á hora marcada entregou a frequência em forma de exercicio prático para realização no momento. Como é possivel a realização de 2 frequências no espaço de 4 horas? Como se isto tudo não bastasse, ainda houve um grupo de colegas que telefonou á Docente na véspera para adiar a entrega de trabalhos, mas não foi capaz de avisar os restantes colegas. Conclusão… aqui o Zézinho andou até as tantas entre perguntas de Geografia e a fazer desenhos. De 0 a 10, dou um 4

MATERIAIS 1 – Nada a dizer, a não ser a data tardia a que se vai realizar a frequência e a data para apresentações coincidir com outra frequência já marcada. De 0 a 10, dou um 7

GEOGRAFIA HUMANA – Quanto a mim, um exemplo a seguir, sem falhas nenhumas, aulas bastante participativas, muitos temas interessantes debatidos, O docente disponiblizou as 4 perguntas da frequência diluidas num grupo de 12. Exame na data e hora marcada, e ainda me disse que a nota sairia dentro dos proximos 15 dias de acordo com o regulamento (bolas!!!...) de 0 a 10, dou um 9 porque dar 10 é foleiro e não gosto de professores de gravata.

PROJECTO 1 – Esta tem sido a minha maior frustação este ano, deveria ser a cadeira que mais tempo me devia ocupar, sinto essa necessidade mas com tanta confusão de datas nesta altura, tem sido dificil dedicar-me a sério aos meus projectos, espero que seja desta… Acho que seria importante também existir aulas onde os 2 docentes estivessem presentes, porque á semelhança do que se passou o ano passado, cada professor tem o seu ponto de vista, e quando se mostra o projecto a um e se agrada, o mesmo pode não acontecer quando se mostra ao outro… e isso só prejudica o aluno. Tirando a parte da frequência e de uma aula de apoio que mudaram de datas e ainda não foram afixadas aqui o blog, tiro um balanço muito positivo destas aulas, agradaram-me, os exercicios são desafiantes que baste, existe um nivel elevado de abordagem e acompanhamento e prevejo um 2º semestre em grande. De 0 a 10, dou um 8

Conclusão, o periodo oficial para frequências vai de 10 a 28 de Fevereiro, mas como 18 dias deve ser complicado, marcou-se uma para dia 8 e outra para 1 de Março (ahahahahahah!!!!!) Quantas faltam? 5? É façil… 2 para dia 13 e duas para 2 dias a seguir, dia 15 (ahahahahahhahah…novamente!!!!) falta 1 né? Pois… tou á espera, mas ouvi dizer que é dia 26, menos-mal!!!

Se eu fosse um Arquitecto famoso, com um grande atelier, contratava só pessoal da Moderna, quem aguenta isto aguenta tudo…

Olhando para este cenário o que é que diriam?

Palavra pra quê, não é?

Projecto - Alteração de data | By: Sspencer |

A pedido de várias famílias foi alterada a data de entrega final do trabalho para o dia 26-02-2007.
Foi igualmente alterada a data da próxima aula extraordinária, para dia 22-02-2007 pelas 10:00h.

Bom Carnaval

Lisboa Ideal? quinta-feira, fevereiro 15 | By: patsp |

"Paralelamente ao projecto “Lugares Imaginários”, alkantara apresenta o evento público “Lisboa Ideal”. Numa cidade onde o imaginário e a utopia convivem diariamente com uma realidade conflituosa este é um desafio direccionado a todos os que queiram partilhar os seus sonhos e ideias para a nossa cidade, respondendo à pergunta: “Como seria a Lisboa Ideal?” Convidamos todos os que queiram colaborar nesta iniciativa a enviar textos, imagens, vídeos, entre outros. As contribuições serão apresentadas num evento público a decorrer no dia 12 de Maio de 2007, integrado na programação do primeiro encontro do projecto Lugares Imaginários.Deadline: 25 de Abril de 2007.
Enviem as vossas propostas para: lisboa.ideal@alkantara.pt ou para o nosso escritório: lisboa ideal alkantara rua do Forno do Tijolo, 54 - 5ºEsq 1170-138 Lisboa, Portugal.
Em caso de dúvida não hesitem contactar: tel: + 351 213 152 267 fax: +351 213 151 368"
+ info

Últimas apresentações | By: patsp |

Dia 27 de Fevereiro, a partir das 10.00h, será a última oportunidade para fazerem as apresentações do trabalho de hta2. Quem o pretender fazer deve deixar um comentário na caixinha dos ditos!














[imagem daqui]

Será que é desta? quarta-feira, fevereiro 14 | By: Sspencer |

Amiguinhos

Espétaculo "T de Lempika" no Convento de Cristo em Tomar.
A peça é linda! Sempre querem ir? ... Ou por colocar este post no dia dos namorados será que no dia só vão os casais?
Dias de Março disponíveis pelas 19:19h - dias 3, 10, 17, 24 e 31 + 7 de Abril.
Digam coisas.

Uma pausa nos estudos | By: Nazgul |

Depois de uma semana extenuante, pára tudo! sexta é dia de música a sério.

É verdade, é já na sexta-feira que vem, dia 16, que os Jesus, The Misunderstood e Noiserv sobem ao mítico palco da Capricho Setubalense (no Largo da Misericórdia, não há nada que enganar), para dois concertos que são já os melhores do ano desta semana em Setúbal.

Para quem não conhece, podem ouvi-los nos links ali em baixo, mas digo-vos já que é do melhor que por aí se faz na área do folk e do indie-rock. Há violas acústicas, pianos, xilofones, mas também electricidade e distorção. E mais importante que tudo, há cerveja à venda.

A Capricho vai ter lugares sentados, por isso sejam os primeiros a chegar (começa às 21h30) para arranjarem aquele lugar especial em frente ao palco. É que vai haver também uma espécie de VJ surpresa.

Siga.
www.myspace.com/experimentaculo
http://myspace.com/jesusthemisunderstood
www.myspace.com/noiserv

Photobucket - Video and Image Hosting

Geografia Humana terça-feira, fevereiro 13 | By: ZReis |

Relembro que a frequência de Geografia Humana consiste em 2 grupos com 3 perguntas cada, e dessas 6 perguntas escolhem apenas 4 para responder...

De qualquer forma, as 6 perguntas encontram-se neste grupo de 12:

GRUPO I

1)- Como cresceu a população mundial?
2)- Explique a teoria da transicção demográfica.
3)- Caracterize quanto á natalidade, mortalidade e envelhecimento, o periodo pós-transição.
4)- Justifique a baixa fecundidade e a nupcialidade.
5)- Explique em traços gerais, a destribuição da população portuguesa.
6)- Integre a desagregação da ruralidade no periodo demográfico " Moderno em Portugal".

GRUPO II

7)- Quais os principais vectores do modelo económico do pós-guerra?
8)- Explique o modelo centro-periferia.
9)- Que modificações organizativo-tecnológicas surgiram nos anos 70?
10)- Em que consiste a segmentação da produção? Que modalidades pode apresentar?
11) -Destinga desconcentração directa de indirecta. Exemplifique.
12) -Na sua opinião, que constragimentos apresenta a região (e a cidade) de Setúbal á luz do que aqui estudou?

Ora nem será preciso dizer que a pergunta 12 vai aparecer certamente, resta-nos apenas 3 incógnitas...

Agradece-se aos colegas que quizerem colaborar, colocando aqui no blog as respostas que já têm... isto entre todos doi muito menos...

Boa sorte para todos

Vanitas segunda-feira, fevereiro 12 | By: patsp |











Vanitas, tríptico de Paula Rego no CAM, da Fundação Calouste Gulbenkian, até 25 de Março de 2007. A não perder...

+ info.

5 Minutos de Jazz sexta-feira, fevereiro 9 | By: Sspencer |

Dia 16 - último dia para todas as apresentações em falta deste exercício.
Igualmente o último dia para entrega dos respectivos resumos.
Não nos dêem musica!

Entrevista ao arquitecto Nuno Portas segunda-feira, fevereiro 5 | By: Nazgul |

Deixo aqui o link da entrevista ao arquitecto Nuno Portas, transmitida na rtp recentemente... Muito boa por sinal


mms://195.245.176.20//rtpfiles/videos/auto/portugalde/portugde_16012007.wmv

Pago uma mine ao aluno que deixar um comentário sobre a entrevista. Um bom comentário. Terá de ser devidamente identificado... como se portaram mal da última vez, não há tremoços para ninguém.

Aulas Extra(ordinárias) de Projecto sexta-feira, fevereiro 2 | By: Sspencer |

Entregas: A apresentação intermédia de dia 9 mantém-se tal como a entrega final no dia 23.
Ficou acordado que os professores estarão presentes para aulas de apoio ao exercício em curso nos dias 16 e 19 de Fevereiro, pelas 10h.
Para garantir que há alunos interessados solicitamos que confirmem a presença nesses dias através de um comentário neste post. Se ninguém se acusar não há aula!