Indignação...
1 ) Se existe legitimidade do docente para reprovar o aluno, por este não colocar, em trabalho escrito as fontes utilizadas, então parece-me justo e igualmente legitimo, querer saber qual a penalização a atribuir ao docente por este, ter ministrado apenas 60% do programa.
2 ) Em relação ás cadeiras optativas, houve nesta turma uma esmagadora escolha na 1a (Modelação Gráfica), onde houve 100% de aproveitamento. Os restantes 4 alunos, escolheram a 1b (Imagem & Web), e reprovaram todos, eu tive um 8, houve outro 8, um 6 e um 5. Se aos que têm responsabilidades (Cordenação e Direcção), estes dados não preocupam, então pergunto:
2.a) Porque não foi o programa cumprido?
2.a.1) O que se entende por "WEB"?
2.b) Porque se permitiu usar como base do programa, a utilização de um software inexistente nesta academia (Photoshop)?
2.c) Será aceitável, avaliar por meio de exame final, com enunciado escrito no quadro, exigindo 3 produções em Photoshop? Será isto uma forma de incentivo á pirataria de software?
2.d) Como não tinha uma licença legal do photoshop, nem cópia ilegal, utilizei para as produções, uma cópia ilegal do Corel Draw, que me valeu um redondo 8. Será que existe alguèm, que considere este tipo de ensino, normal? Ter que oficialmente prestar provas de conhecimento, utilizando software ilegal?
Tudo isto e mais alguns pontos que tenho vindo a escrever neste blog, são assuntos muito sérios, e de sérios passam a graves quando os alunos são prejudicados. Não admito de forma nenhuma ser utilizado como cobaia num sistema duvidoso de transição, onde constantemente são inseridos programas experimentais de unidades curriculares. Esses programas só podem passar a oficiais, caso se conclua, de forma clara e fundamentada, a existência das condições necessárias e fundamentais para o seu êxito.
Como aluno desta academia exijo que o ensino seja tratado de uma forma séria e baseada. para isso farei uso do meu dever como discente, e enviarei de forma escrita, á direcção da instituição, um pedido de esclarecimento.
Estou indignado, e caso a istituição não responda ou não tome as devidas atitudes, farei concerteza, uma exposição dirigida á IGCES (Inspecção Geral da Ciência e Ensino Superior).
2 ) Em relação ás cadeiras optativas, houve nesta turma uma esmagadora escolha na 1a (Modelação Gráfica), onde houve 100% de aproveitamento. Os restantes 4 alunos, escolheram a 1b (Imagem & Web), e reprovaram todos, eu tive um 8, houve outro 8, um 6 e um 5. Se aos que têm responsabilidades (Cordenação e Direcção), estes dados não preocupam, então pergunto:
2.a) Porque não foi o programa cumprido?
2.a.1) O que se entende por "WEB"?
2.b) Porque se permitiu usar como base do programa, a utilização de um software inexistente nesta academia (Photoshop)?
2.c) Será aceitável, avaliar por meio de exame final, com enunciado escrito no quadro, exigindo 3 produções em Photoshop? Será isto uma forma de incentivo á pirataria de software?
2.d) Como não tinha uma licença legal do photoshop, nem cópia ilegal, utilizei para as produções, uma cópia ilegal do Corel Draw, que me valeu um redondo 8. Será que existe alguèm, que considere este tipo de ensino, normal? Ter que oficialmente prestar provas de conhecimento, utilizando software ilegal?
Tudo isto e mais alguns pontos que tenho vindo a escrever neste blog, são assuntos muito sérios, e de sérios passam a graves quando os alunos são prejudicados. Não admito de forma nenhuma ser utilizado como cobaia num sistema duvidoso de transição, onde constantemente são inseridos programas experimentais de unidades curriculares. Esses programas só podem passar a oficiais, caso se conclua, de forma clara e fundamentada, a existência das condições necessárias e fundamentais para o seu êxito.
Como aluno desta academia exijo que o ensino seja tratado de uma forma séria e baseada. para isso farei uso do meu dever como discente, e enviarei de forma escrita, á direcção da instituição, um pedido de esclarecimento.
Estou indignado, e caso a istituição não responda ou não tome as devidas atitudes, farei concerteza, uma exposição dirigida á IGCES (Inspecção Geral da Ciência e Ensino Superior).
José M. Reis
8/3/07 21:08
Não é a toa que não fomos reconhecidos pela ordem e por muitas desculpas que haja é vergonhoso não haver um unico computador para uso dos alunos.
Sem falar na meia duzia de livros que temos na biblioteca.
Essa história da optativa é ridicula, nunca imaginei acontecer uma coisa dessas, é o cúmulo.
Prefiro não me identificar porque isto não tá facil, e tambem sei que se me identificar corro o risco dessa feminista arrogante que tem a mania que é superior a toda a gente me chumbar tambem em setembro.
ZReis tás certo e se for precisso deves mesmo fazer a denuncia, tá na altura deles abrirem a pestana.
8/3/07 21:34
Realmente penso que o caso das cadeiras optativas, principalmente a 1b) tiveram poucos pontos a favor. Quanto à 1a) menos mal,se tens portátil e auto-cad safaste-te se não tens AZAR. É pena dois bons professores, como me parecem ser, terem sido 'desperdiçados' a dar uma espécie de aula de imagem e web design, sem terem meios para tal...muito menos para fazerem avaliações.Um ditado antigo diz que 'não se deve dar o passo maior do que a perna' e foi o que aconteceu com essa optativa.
8/3/07 21:41
E depois ainda há quem ache que a escola é boa e defende-a com unhas e dentes, é é uma anedota no panorama nacional, sei que houve um aluno que foi impedido por essa professora de entregar o trabalho e ainda ficou indignada porque o rapaz saiu da sala, o que é que ela queria? uma dança de contentamento? tenham dó e esta coisa do bolonha é tudo uma treta, nunca fui uma aluna excelente mas também nunca tive tantas cadeiras para fazer em Setembro, dá vontade de dizer para meterem o titulo de mestre no ** e devolverem as cadeirinhas anuais. E irrita-me tanto quando finalmente apareçe alguem sem papas na lingua e ficam os srs doutores todos enjoados, ganhem juizo e deixem de brincar aos professores da escolinha do tonecas.
8/3/07 22:25
bem tou parvo com o que li, ZReis assim nem em 2050 fazes á cadeira de história, mas tive a reviver o passado e encontrei um post da nossa querida professora que agora cito umas partes:
"...Faz-se, está-se, trabalha-se, desenvolvem-se capacidades, crescemos e ajudamos a que cresçam os que estão à nossa volta... sobre isto é que se avaliam os alunos num final de semestre. Nada mais, nada menos;"
nananinanão, então e as notas de roda pé? não é pelas notas de roda pé é que se avaliam os alunos? tirando os plagios, mas plagios fizeram quase todos... que coerencia...
"Coloco-me ao nível dos alunos nesta equipa de trabalho que formamos..."
esta é pra rir, ao nivel daqueles burros que não sabem construir uma frase correcta? não faça isso professora...
"O tal programa da tal disciplina – só aparentemente – polémico foi sujeito a esta mesma lei: “o que vos parece, caríssimos?” e o que pareceu ao colectivo na altura da discussão: “muito bem, aceitamos o desafio, venha ele!”. Aqui confesso-me: posição esta que me encheu de orgulho, por saber que o caminho escolhido não é o mais fácil mas que a confiança que estes meus alunos têm em mim e neles próprios lhes dá vontade de arriscar;"
Esta é a minha preferida, é assim mesmo, professora cheia de orgulho, programa maravilha e uma porrada de burros para setembro aprenderem a escrever como manda o figurino...
Tóma lá morangos...
8/3/07 23:15
Em relação ás optativas concordo plenamente com as palavras da Cláudia. Os professores como os que aqueles transparecem ser deve ser bem aproveitados... mas sem material de base. Agora neste semestre mais uma escolha, onde o material é novamente necessário e mais uma vez não está disponível na Universidade. Lá voltamos a bater mais uma vez no ceguinho... temos ou nãos meios para essas cadeiras?!
8/3/07 23:42
Comentários curiosos aqui por cima...
Para o 2º Semestre existe opção, agora para os "ótários" como eu é que é complicado... Como vai ser o exame em Setembro? A escola vai desembolsar 1000€ para se poder efectuar os exames? não me parece e não penso fazer uso do meu computador pessoal... deve sair mais uma vez um coelho da cartola e arranja-se uma solução á pressão do tipo... mudança de programa... eu é que já não vou nessa... tou curioso...
9/3/07 16:30
Não desistas Zé...estas foram apenas as primeiras contrapartidas...hão-de vir muitas mais... E eu sei que vais conseguir ultrapassa-las todas!
E para o menino anónimo: és realmente um excelente colega...deves dar-te com muita gente, com esse feitizinho de m....
Pode ser que um dia sintas na pele, o que é estudar e trabalhar ao mesmo tempo...não fales daquilo que não sabes!!!
L.S.
13/3/07 04:22
tem piada, zé tu tiveste 8 e entregaste em corel
eu Fiz 3 painéis em autocad e 3 painéis em photoshop e tive 5 (cinco)
A melhor parte é que na entrega abri o portátil e mostrei os painéis ao professor e levei um: "muito bom"
ao ver a nota ainda ponderei que não tivesse sido possível abrir os ficheiros pois incorporei todas as fotos nos próprios ficheiros e ficou algo pesado, mas nesse caso (penso) não tinha nota.
Pelo menos ao abrir os painéis em autocad as fotos abriam... coisa pouco vista na entrega...