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Arq Moderna 2005
Blog da Turma 2005 de Arquitectura da Universidade Moderna de Setúbal

Indignação...

1 ) Se existe legitimidade do docente para reprovar o aluno, por este não colocar, em trabalho escrito as fontes utilizadas, então parece-me justo e igualmente legitimo, querer saber qual a penalização a atribuir ao docente por este, ter ministrado apenas 60% do programa.

2 ) Em relação ás cadeiras optativas, houve nesta turma uma esmagadora escolha na 1a (Modelação Gráfica), onde houve 100% de aproveitamento. Os restantes 4 alunos, escolheram a 1b (Imagem & Web), e reprovaram todos, eu tive um 8, houve outro 8, um 6 e um 5. Se aos que têm responsabilidades (Cordenação e Direcção), estes dados não preocupam, então pergunto:

2.a) Porque não foi o programa cumprido?
2.a.1) O que se entende por "WEB"?

2.b) Porque se permitiu usar como base do programa, a utilização de um software inexistente nesta academia (Photoshop)?

2.c) Será aceitável, avaliar por meio de exame final, com enunciado escrito no quadro, exigindo 3 produções em Photoshop? Será isto uma forma de incentivo á pirataria de software?

2.d) Como não tinha uma licença legal do photoshop, nem cópia ilegal, utilizei para as produções, uma cópia ilegal do Corel Draw, que me valeu um redondo 8. Será que existe alguèm, que considere este tipo de ensino, normal? Ter que oficialmente prestar provas de conhecimento, utilizando software ilegal?

Tudo isto e mais alguns pontos que tenho vindo a escrever neste blog, são assuntos muito sérios, e de sérios passam a graves quando os alunos são prejudicados. Não admito de forma nenhuma ser utilizado como cobaia num sistema duvidoso de transição, onde constantemente são inseridos programas experimentais de unidades curriculares. Esses programas só podem passar a oficiais, caso se conclua, de forma clara e fundamentada, a existência das condições necessárias e fundamentais para o seu êxito.
Como aluno desta academia exijo que o ensino seja tratado de uma forma séria e baseada. para isso farei uso do meu dever como discente, e enviarei de forma escrita, á direcção da instituição, um pedido de esclarecimento.
Estou indignado, e caso a istituição não responda ou não tome as devidas atitudes, farei concerteza, uma exposição dirigida á IGCES (Inspecção Geral da Ciência e Ensino Superior).
José M. Reis